sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ESCOLHIDA POR DEUS

Como todas as mães relatam, no começo o diagnóstico de AMC é um susto, é difícil não se culpar de alguma forma por isso ter acontecido justamente com o "seu" bebê. Somos humanas, nos revoltamos sim, bate depressão, impotência, culpa e outros tantos sentimentos negativos, mas são todos passageiros e precisamos nos permitir senti-los.
Depois que você se aprofunda no assunto e vê que não existem culpados, mas sim escolhidos vem a sensação de fortalecimento. Me sinto honrada de ter sido escolhida pra essa missão e tenho certeza de que ninguém neste mundo seria capaz de cuidar tão bem e com tanto amor da minha filhota. Graças a Deus ela é tão minha!!!
A Maria é uma menina linda, inteligente e muito determinada, está prestes a completar 3 anos em Dezembro (2011). Posso garantir que foram os 3 anos mais difíceis mas também os mais felizes da minha vida. Tive de passar por muitas provações, confiei 2 anos e meio da vida da minha filha a uma fisioterapeuta (AACD-SP) que nunca me deu um sinal de entusiasmo ou positivismo com relação à Maria Eduarda. Eu só ouvia: Ela não pode, ela não vai fazer, ela não tem como, ela não vai conseguir...
Ela era "terminantemente" contra a cirurgia de correção dos pés da Maria (alongamento de tendão). Chegou a me falar a seguinte frase que eu decorei e não esqueço:-"Vai operar pra que? Só pra colocar sapato?"
-E se fosse, gente???? Cadê o tratamento humanizado??? Uma pessoa deficiente não teria o direito de usar sapato só por haver a possibilidade de não andar????É isso mesmo ou eu to ficando louca??? Permiti a cirurgia e não me arrependo!!! Quer saber, chutei o balde e fui atrás de tudo aquilo que meu coração de mãe dizia ser SIM possível e estou muito feliz com a certeza de ter tomado a melhor decisão. Ela nunca permitiu que a minha princesa sequer experimentasse um tutor, mesmo eu dizendo que não era naquele momento pra ela andar e sim pra ter mais liberdade de movimentos. Me receitou um parapódio que era como uma máquina de tortura pra Maria que queria se movimentar mas o aparelho não permitia.Ela chorava muito!
Há um mês fui em busca de um tutor e ela está se equilibrando e se esforçando pra dar os primeiros passinho, passinhos esses que ela já conseguiu com a nossa ajuda, minha e do pai. To contando essa parte da minha história pra que vocês mães saibam que vão passar por muitas dificuldades e que saibam que ninguém conhece seu filho melhor do que você. Estudem, busquem alternativas, tentem e escutem seu coração de mãe. Essa fisioterapeuta teve um papel muito importante na minha vida e na vida da Maria. Se não fosse o negativismo dela, eu jamais teria ido contra os prognósticos dela, jamais teria buscado outras alternativas divergentes às que ela me deu e ela, apesar de não acreditar na minha filha, gostava muito Maria Eduarda. Vejam bem, não sou nenhuma doida alucinada, tudo isso que eu fiz foi sob orientação e acompanhamento de outros fisioterapeutas e um fisiatra, estes todos muito otimistas com relação à marcha da Maria Eduarda. Fazem a maior festa porque ela ta mexendo bastante os dedinhos dos pés e dizem que está indo super bem nesse comecinho de uso do tutor.
O principal disso tudo não é simplesmente se a Maria vai ou não andar, mas sim que ela olhe pra trás e veja que "nós" tentamos, que sua família nunca exitou
em buscar sua independência e qualidade de vida. E não mediremos esforços pra que ela seja uma pessoa ativa, um ser humano capaz e com potencial pra fazer alguma diferença neste mundo.
Ainda hoje passamos por outras dificuldades, na escola é difícil mostrar que ela é tão inteligente quanto as outras crianças e que ela contorna as limitações físicas, se adapta e se vira. Outras dificuldades ainda estão por vir, eu sei. Temos que matar um leão por dia e que venham todos, estou aqui pra isso!!!
A Maria é personificação do meu sonho de mãe, me completa e me enche de orgulho, é linda,é muitíssimo amada por todos da família e amigos é muito esperta, reconhece letras, aprendeu sozinha a ler as palavras "Duda" e "ama", fala algumas palavras em inglês, cria historinhas, quer um coelho rosa, uma vaca rosa, um cachorro rosa, desenha, brinca, faz bagunça, apronta, fica de castigo, ama cantar e ler história pra dormir com a mamãe é criada e cobrada como uma criança comum e o mais importante:




"É UMA CRIANÇA EXTREMAMENTE FELIZ!!!"



** Acima fotos da primeira prova do tutor, ainda sem a cinta pélvica que ajuda na sustentação do quadril. Todos na ortopédica (as atendentes e até a dona) pararam pra ver a felicidade da Maria que foi trocando passinhos da sala de prova até o corredor, dando risada, cantado. Foi uma festa!!!

6 comentários:

  1. "E não mediremos esforços pra que ela seja uma pessoa ativa, um ser humano capaz e com potencial pra fazer alguma diferença neste mundo."

    Pra mim, a Duda já faz sua diferença. Ela mostra a todos que têm o privilégio de conhecê-la que o amor e a determinação podem tudo. Ela é uma inspiração só por ser quem é.

    Parabéns. A você, ao Tetê e a ela, que é essa delícia de pessoinha.

    Que vocês inspirem muita gente, por muito tempo!!

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Comadre, estou muito feliz com o progresso da Maria. Isso que você está fazendo é muito lindo, tentar ajudar outras pessoas é sempre muito bom. Que Deus continue iluminando seus passos e o caminho da sua família linda. Me sinto de certa forma parte dela, rsrsrs.

    Amo vocês, muitoooo e estarei sempre aqui pro que der e vier!!!!

    Beijinhos em vc e no Tetê e um especial na Maria, coisa linda da dinda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela filhota, ela realmente é linda.

    Sou pai, passional, assim como vocês e sei de todo oesforço que somos capazes para fazermos nossos bebês felizes.

    Deus os abençoes e abençoe sempre esta princesa que é a Duda!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi tive meu bebe faz 3 dias ele tem a artrogripose gostaria de mais infomacoes 982982007

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não consigo entrar em contato com vc porque vc não colocou seu DDD.
      Pode mandar no e-mail alina.by@hotmail.com?
      Estarei à sua disposição!
      Bjos

      Excluir
    2. Olá, não consigo entrar em contato com vc porque vc não colocou seu DDD.
      Pode mandar no e-mail alina.by@hotmail.com?
      Estarei à sua disposição!
      Bjos

      Excluir